domingo, 27 de novembro de 2011

Psique - Segunda às 20h00

 
Como estão meus queridos amigos? Espero que tenham tido uma semana muito boa. Com lutas, mas cheia de vitórias. Alguém já disse que não há vitórias sem lutas.
Por falar em lutas, amanhã estaremos refletindo sobre Atena, conhecida como a deusa da sabedoria, justiça e da guerra justa.

Há diversas versões sobre como Atena nasceu, estarei utilizando a que ela foi gerada da cabeça de Zeus, nasceu grande, linda e pronta para batalha.
Quero repetir duas perguntas da semana passada, pois estas podem ser aplicadas em todos os mitos e auxiliar nossa reflexão:

O que será que este mito tem para nos ensinar?
Há algo de relevante neste mito para os dias de hoje?

Queridos leitores e ouvintes sugiro a leitura deste mito, e após invistam tempo na reflexão deste, tendo como norte as perguntas acima.

Atena foi uma deusa que auxiliava nas decisões difíceis, nas demandas e litígios de extrema complexidade. A guerra para ela sempre foi o último recurso, muito diferente do deus bélico Ares, que tinha como prazer a guerra e o sangue.

Vamos conhecer o motivo desta deusa ter nascido da cabeça do pai e o que isto quer dizer, e outras coisas como a coruja que está associada a ela e a cabeça da Medusa ligada a sua égide.  
Estes são alguns questionamentos e curiosidades que estaremos refletindo no programa de segunda feira.

Atena tinha um irmão Apolo, no templo dedicado a ele estava escrito na porta de entrada: “Conhece-te a ti mesmo” – acredito que esta frase nos auxiliará muito na compreensão e aplicação do mito desta semana.

Espero todos na segunda às 20h00

Samuel Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário