quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Bom dia amigos (@s)

HOJE, quarta-feira (12/12/2012), das 9 às 10 horas, na CULTURAonline BRASIL, tem polêmica no ar: "Criação do Parque do Banhado". Com Cosme Vítor - Coordenador da Central de Movimentos Populares, Fernando Delgado - Presidente do Grupo Consciência Ecológica e Vinicius Corrêa - Gestor da APA Estadual do Banhado. Tudo isso no programa "Quarta Verde" com Lincoln Delgado II.

O Banhado é considerado o principal cartão postal de São José dos Campos pela beleza do seu pôr do sol. Antigamente quando chovia muito o Rio Paraíba do Sul transbordava e toda a área que hoje é conhecida como Banhado ficava alagada. Hoje me dia isso não acontece por causa da construção das represas de Santa Branca e Paraibuna.

Compreende a região ao lado do centro urbano de São José dos Campos, o Banhado é uma grande depressão que se estende até o Rio Paraíba do Sul. Sua área totaliza 4.320.000 m².
Em 1939, o prefeito Francisco José Longo, no intuito de preservá-lo, desapropriou todo o lado direito da Av. São José, possibilitando a visualização de todo o banhado pela população. No ano de 1984, a Lei Municipal 2792/84 declarou o Banhado como Área de Proteção Ambiental, restringindo e proibindo usos como: a implantação de indústrias, comércios e serviços, o parcelamento do solo e as atividades extrativas como a mineração.
Atualmente, encontra-se classificado pela Lei Complementar 165/97 de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo como Zona Especial de Proteção Ambiental, onde as restrições do uso e taxas de ocupação e impermeabilização objetivam a proteção ambiental, paisagística e histórica.

Você que é de São José dos Campos e da Região, não perca.
Links de acesso:
www.culturaonlinebr.org
 

www.formiguinhasdovale.org
 

www.gazetavaleparaibana.com
 

http://www.culturaonlinebr.blogspot.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário