segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Segunda-Feira na CULTURAonline BRASIL

20 horas - Programa: PONTO FINAL
CULTURAonline BRASIL
Amigos, boa noite.
Hoje vos trago uma palestra sobre Democracia que a meu ver ilucidará muitas das posições que aqui são colocadas, nesta guerrinha de São Paulino e Corinthiano que nada contribui para uma sociuedade mais justa e igualitária que afinal a meu ver é a que buscamos.
"Nesses tempos de globalização, a democracia vem sendo definida como o sistema político em que há eleições livres e alternância no poder.
Nenhuma palavra em geral se diz sobre a influência do poder econômico em eleições “livres” nem sobre a alternância de poder quando ela ocorre dentro de um mesmo grupo oligárquico que acaso controle a sociedade de seu país.
Na globalização, surgiu na academia e na mídia anglo-saxônica, o conceito de “democracia de mercado” (market democracy), que afirma que a democracia moderna somente pode ser considerada verdadeira caso o regime econômico seja de mercado, isto é, de livre concorrência, sem intervenção do Estado.
Mas, na realidade, pode haver uma perigosa incompatibilidade entre aquela que deve ser entendida como democracia real, isto é, em que o governo é exercido ou efetivamente fiscalizado pela maioria dos cidadãos (e não delegado ao extremo) e o sistema econômico de mercado, o qual é intrinsecamente desigual.
No sistema econômico, cada real é um “voto” no mercado."
VAMOS FALAR SOBRE ISSO?
Até lá.
Links: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário