sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Gazeta Valeparaibana - Janeiro 2014

Olá amigos da CULYURAonline Brasil.
Obrigado pelo prestígio.
Já passamos dos 20 mil acessos.
Aproveitem para conhecer também a Gazeta Valeparaibana, um Jornal do mesmo grupo, onde a Cultura Brasileira, Educação, cidadania e sustentabilidade social são presentes e obrigatórias.
Chamadas da primeira página:
Ano Novo, Vida???

Essa é uma das frases mais ouvidas quando se aproxima o final de ano. Alguns podem pensar que isso é lugar comum, é chavão, e nada muda.
Tudo permanece do mesmo jeito.
Acredito que não é assim.

Por: Mariene Hildebrando

Página 2

ABANDONO DE IDOSOS PELA FAMÍLIA
Há quem afirme que um idoso abandonado paga por seu pecados e come o fruto de uma  árvore que um dia plantou, motivo de seu abandono, por ele mesmo provocado, constitui a maior pena aplicada pelos seus próprios filhos, cujo cumprimento será no mais profundo mar da solidão. Para estas pessoas o abandono caracteriza um castigo.

Página 3

Saúde no Brasil

No Brasil, a melhoria das condições de vida em geral trouxe maior longevidade à população. O número de idosos aumentou 107%, entre 1980 e 2000, e já chega a 21 milhões. As projeções apontam para a duplicação desse contingente nos próximos 20 anos, chegando a 15% da população.

Página 4
ENFIM AS FESTAS PASSARAM
E agora?

Nesta edição que marca o encerramento de 2013 e o início de 2014 preferi escrever sobre algo que assola nossas vidas, a nação e o mundo de uma forma geral e, que a grande maioria prefere fazer de conta que não percebe: a falta de humanidade e caridade daquele que é designado como racional.

Um artigo da Drª. Claudia Andreucci

Página 5

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.
A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Leia mais: Página 6

QUEM É O MAIOR
RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO DO MEU
FILHO?

Recentemente foi divulgado nas redes sociais que um juiz de Goiás multou uma mãe pela omissão na educação do seu filho. Em Fernandópolis-SP, um juiz da Vara da Infância causou polêmica muitas vezes por multar igualmente os pais que não exerciam poder familiar sobre seus filhos.

Um artigo dos Professores
Ivan Cláudio Guedes e Omar de Camargo
Leia mais: Página 9

PROFISSÃO: Político

A carreira política é ambicionada por diversas pessoas, umas aliciadas pela possibilidade de desempenhar um papel mais ativo na construção da sua freguesia, concelho ou país, contudo, outras são seduzidas por desejos menos positivos, tais como a vontade exclusiva de ter poder ou de alcançar “tachos” diretos ou indiretos que advêm das redes de interesses criadas na política.
Página 10

Questão agrária no Brasil
Podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias que recebem os lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infra-estrutura, assistência social e consultoria. Tudo isso oferecido pelo governo.
VEJA TAMBÉM
A história da reforma agrária brasileira se inicia tardiamente, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando a reivindicação pelas “reformas de base” (agrária, urbana, bancária e estudantil) tomou corpo e passou a fazer parte das discussões populares.
Página 13

Confiram: Baixe o Jornal em PDF 


Nenhum comentário:

Postar um comentário