sábado, 31 de maio de 2014

MATÉRIAS da Edição JUNHO - 2014 - Edição 079
Gazeta Valeparaibana
EDITORIAL
“VIRADA CULTURAL”
É certo que a “Virada Cultural”,é um evento que tem papel primordial.
 No entanto, escritores, músicos, artistas e educadores que vem enfrentando dificuldades juntos, esforçando-se para fazer a diferença no cenário cultural, estão sem espaço legítimo, enquanto notórias figuras da mídia e da arte que mostram o corpo e levantam bandeiras de ostentação e vícios, demonstram suas rejeições à ordem e disciplina, fazem shows, musicas e poemas sem ao menos conjugarem um verbo corretamente, desvalorizando a própria.
Leia mais: Página 2

UM POUCO DE HISTÓRIA – Dia da Imprensa
 Desde o ano 2000 que o dia oficial da imprensa no Brasil deixou de ser 10 de setembro para assumir o 1º de junho, ou seja, amanhã a imprensa neste país faz 206 anos. Uma menina.
 Leia mais: Página 3
Fernando Pessoa
Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888 em Lisboa. Em 1893 morre seu pai e em 1894, seu irmão, Jorge. No ano seguinte, sua mãe casa-se com João Miguel Rosa, cônsul português em Durban, na África do Sul.
Leia mais: Página 4
O TERMO PROIBIDO
Em 22 de maio de 2014 me deparei com a seguinte notícia publicada no Caderno de esportes do jornal o Estadão por Roberta Pennafort - Agência Estado: “RIO - ATÉ 31 DE DEZEMBRO, A PALAVRA "PAGODE" PERTENCE À FIFA.
Leia mais: Página 5

José Lins do Rego
"Não gosto de trabalhar, não fumo, durmo com muitos sonos e já escrevi 11 romances. Se chove, tenho saudades do sol; se faz calor, tenho saudades da chuva. Temo os poderes de Deus, e fui devoto de Nossa Senhora da Conceição. Enfim, literato da cabeça aos pés, amigo dos meus amigos e capaz de tudo se me pisarem nos calos. Perco então a cabeça e fico ridículo. Afinal de contas, sou um homem como os outros e Deus permita que assim continue."
Leia mais: Página 6

Guimarães Rosa
 Guimarães Rosa (1908-1967) foi escritor brasileiro. O romance "Grandes Sertões: Veredas" é sua obra prima. Fez parte do 3º Tempo do Modernismo, caracterizado pelo rompimento com as técnicas tradicionais do romance.
Leia mais: Página 6

CURIOSIDADES DA IDADE MÉDIA
Se visitar o suntuoso “Palácio de Versailles” em Paris, poderá observar que não tem banheiros.
 Quem já esteve em Versailles admirou muito os jardins enormes e belos que, na época, não eram só contemplados, mas "usados" como vaso sanitário nas famosas baladas promovidas pela monarquia.
Leia mais: Página 7

Dia Mundial do Meio Ambiente
A lei federal nº. 9.433, de 08 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos com o objetivo de assegurar um precioso bem: a água, às atuais e futuras gerações, em qualidade e disponibilidade que sejam suficientes à preservação deste recurso através da utilização racional e integrada, da prevenção e da defesa dos recursos hídricos.
Leia mais: Página 8

Não vai ter copa...
Levar ao pé da letra os dizeres “não vai ter Copa”, é, no mínimo, se entregar à burrice (como diz Paulo Ghiraldelli Jr.). Não vai ter Copa se tornou um símbolo, uma figura de linguagem para externar o sentimento de culpa e revolta. Culpa por ter elegido um governo (seja Federal, Estadual ou Municipal) que não cumpriu com as suas promessas, e revolta, pelo mesmo motivo!
Leia mais: Página 9

DO MUSEU REAL AO MUSEU NACIONAL
O Museu Real foi criado pelo decreto de 6 de junho de 1818, com a finalidade de “propagar os conhecimentos e estudos das ciências naturais no Reino do Brasil, que encerra em si milhares de objetos dignos de observação e exame, e que podem ser empregados em benefício do comércio, da indústria e das artes”.
Leia mais: Página 11

Liberdade de expressão e o direito de criticar

O Ministro Celso de Mello decide no Recurso Extraordinário com Agravo 722.744 do Distrito Federal que "Jornalista tem o direito de fazer crítica impiedosa".
Leia mais: Página 2

Dia dos Namorados
Qual a origem do dia dos namorados?
 Qual seu significado?
 Segundo a versão mais conhecida a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.
O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército.
Leia mais: Página: 13

Festas Juninas
As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã.
Leia mais: Página 14

O Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas definiu as áreas de domínio dos territórios ultramarinos, entre Portugal e Espanha.
Leia mais: Página 15

Dia do Migrante
Em cada ano, precedendo o dia 20 de junho, se realiza a “Semana do Migrante”.
 Quando a celebração é de um dia só, a data se limita a ser uma efeméride vazia, como existe dia para tudo no calendário da ONU!  Mas quando se propõe uma semana, é para encarar a realidade com mais atenção, entender o que ela nos diz, e tomar as providências que ela nos sugere.
Leia mais: Página 16

Conheça... Baixe em PDF ou leia online:


Nenhum comentário:

Postar um comentário